A África do Sul encerrará sua participação internacional no ano de 2016 quando enfrentará Moçambique em um amistoso no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, na terça-feira à noite, com início às 19h00 CAT.
Os Bafana Bafana entram em campo revigorados após uma vitória moralizadora por 2 a 1 sobre o Senegal nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 no último final de semana.

Embora o resultado tenha visto o time dar um grande passo em direção à Rússia 2018, o resultado aparentemente jogou o acampamento no caos, com o técnico Shakes Mashaba suspenso após direcionar comentários controversos ao presidente da SAFA, Danny Jordaan.
A FA confirmou que Mashaba enfrentará uma audiência disciplinar e pode muito bem ser seu último evento oficial como técnico da África do Sul.
“A SAFA considerou necessário empregar medidas disciplinares após um incidente lamentável no Estádio Peter Mokaba no sábado”, disse a associação em um breve comunicado, acrescentando que o técnico assistente Owen da Gama lideraria o time em Maputo na terça-feira.
“Como é nosso costume em questões como essas, a associação não fará mais comentários sobre este assunto por respeito à dignidade do técnico principal e da associação e à natureza legalmente privilegiada de tais procedimentos.”
Além disso, um funcionário da SAFA disse à Reuters na segunda-feira que: “Mashaba não sabe ser gracioso na vitória.”
Tudo isso lançou uma nuvem sobre a seleção nacional em um momento em que eles deveriam estar comemorando uma vitória fantástica sobre um poderoso time do Teranga Lions, que era geralmente visto como o favorito no Grupo D das eliminatórias da África.
Quanto aos Mambas de Moçambique, eles sofreram uma derrota por 1 a 0 nas mãos do Quênia em uma partida amistosa em Kasarani no fim de semana, embora o resultado não seja uma preocupação real para o técnico Abel Xavier, que insiste que está construindo uma equipe para o futuro.
“O Quênia é um time forte e não tenho vergonha de perder para eles; eles estão construindo um time para o torneio CHAN de 2018, então isso significa que eles têm um lado forte e estou feliz com o nível de competição que tivemos no jogo”, disse ele à SuperSport.
“Sempre quis criar um time proativo em Moçambique, e acredito que estamos chegando lá, porque tenho um bom time jovem formado por jogadores entre 19 e 23 anos, então esses são jogadores que têm um grande e longo futuro no time e estou confiante de que em alguns anos estaremos prontos para enfrentar qualquer time.”
Moçambique e África do Sul se enfrentaram em cinco partidas oficiais, de acordo com estatísticas da FIFA, e os Bafana Bafana saíram vitoriosos em todas as cinco ocasiões. O encontro mais recente foi na fase de grupos do Campeonato Africano das Nações (CHAN) de 2014, que a África do Sul venceu por 3 a 1 na Cidade do Cabo.